terça-feira, 20 de maio de 2014

AS CONQUISTAS PARA A CHAPA 4 E A FESTA COM O CHAPÉU DOS APOSENTADOS E PARTICIPANTES DA PREVI


Lendo com mais atenção o material eleitoral de uma das chapas para a PREVI, que apregoa, aclama, conclama estar trabalhando pelo bem e para o benefício dos aposentados e participantes da PREVI, descubro, surpresa que os benefícios apregoados tem outros destinos que são o próprio BB e terceiros interessados nos nossos bilhões na PREVI. Senão vejamos:

Lembro que as tais conquistas alardeadas pela tal Unidade não são para os aposentados ou participantes da PREVI. As conquistas são para o BB E PARA OUTROS Interessados nos nossos 170 bilhões que estão nas mãos da PREVI. Senão vejamos:


1.  Na votação da Res. 26, RICARDO SASSERON, ao sair da sala do Conselho, na hora da votação, deu a vitória à situação (GOVERNO E BB). Resultado: mais de 7,5bi para o BB. Aliás, a Ata com as comprovações rodou na Rede.

2. O BET - cujo fim foi antecipado para 2013, com os votos dos seis Conselheiros Deliberativos, inclusive os três que nós elegemos para nos defender (Célia Larichia, Haroldo do Rosário e Rafael Zanon). Celia ganhou como prêmio ser candidata à Diretoria de Planejamento da dita chapa. Com certeza para ferrar ainda mais com os aposentados e participantes e, principalmente com os investimentos do PREVI Futuro.

E votaram também a volta das contribuições.

E gritam em alto e bom som que a PREVI deu 24.760 bilhões de superávit. SÓ ISSO????

3. Res. 26 :  Agora, na campanha, “eles” dizem querer acabar com a Res. 26. Contraditório! Se foram “eles” (chefiados pelo Sasseron) os gênios do mal que aprovaram a Res. 26 contra os aposentados e participantes da PREVI.

Aliás, Sasseron é o mesmo que chamou os aposentados do BB de “velhinhos trambiqueiros”.

E ainda tem aposentado que quer elegê-lo seu representante na PREVI. Só se for para ficar sem aposentadoria daqui a alguns anos. Já vamos ficar sem CASSI. Não chega????!!!!

Vejam mais:

4. Alardearam recentemente que o resultado do PREVI Futuro, em 15 anos foi de:  894,25%, que a Meta Atuarial foi de 725,68% e que o superávit foi de 123,57%.

Quem não entende do assunto até pode pensar que é verdade. Mas vejamos:


Há 15 anos, os associados do previ futuro não somavam 3.000 associados. É irresponsável falar de uma rentabilidade que não atingiu a maioria dos associados. O Plano é de Contribuição Definida e a Poupança é Individual. Logo, para a grande maioria dos associados que entrou no plano a partir de 2008, o plano não rendeu nem o atuarial.


É irresponsabilidade omitir dos associados do PREVI Futuro os equívocos cometidos na elaboração das Políticas de Investimento e os prejuízos dela decorrentes nas gestões anteriores.

As Políticas de Investimento dos Planos PREVI Futuro e do Plano 1 são elaboradas pela mesma Diretoria de Planejamento da PREVI, eleita pelos associados. Logo, a Rentabilidade dos dois planos não deveria ser tão diferente. Os resultados deveriam ser muito próximos. Mas o PREVI Futuro:

- perdeu o momento do “boom” e a valorização do mercado de capitais a partir de 2003.

- perdeu a valorização dos investimentos no mercado imobiliário anos atrás.

- entrou na renda variável no auge da crise de 2008, amargando enormes prejuízos.

- teve seu rendimento quase 200% menor do que o do Plano 1 nos últimos 10 anos.

- há situações em que o rendimento do PREVI Futuro, no mesmo período, não atingiu a meta atuarial (mínimo necessário para formação da reserva de poupança para aposentadoria).

- no mesmo período, mesmo com crise no mercado de capitais, a rentabilidade do Plano 1 SUPEROU o atuarial.

- Antes de 2008, os investimentos do Plano PREVI Futuro eram aplicados em RENDA FIXA. A partir de 2009, foram para a RENDA VARIÁVEL, AMARGANDO ENORME PREJUÍZO. Tudo isso sob a alegação de que o PREVI Futuro é um Plano Jovem (????!!!).

- e mais: os técnicos da PREVI (área de investimentos) foram questionados pelo CF, à época, do por quê o Perfil PREVI  ter sido o menos rentável de todas as opções, o que era e é inadmissível. Daí lá pra cá mudaram o olhar para a gestão do PREVI Futuro. Só que o que foi perdido lá atrás, é irrecuperável.


E nos últimos 06 anos, cadê superávit? Quero ver coragem para mostrar os resultados do Plano PREVI Futuro de 2009 para cá, ano a ano.


UM FIASCO!  Só prejuízo para as aposentadorias dos colegas que lutam para manter suas contribuições em dia e as têm anuladas pela falta de responsabilidade e de Rentabilidade de quem determina os investimentos.


DESAFIO PARA QUEM DIVULGOU AS INFIORMAÇÕES INCORRETAS E MENTIROSAS:


TENTE RECALCULAR A META ATUARIAL DE 2009 PARA CÁ. OS DADOS ESTÃO NO SITE DA PREVI.  E DEPOIS DIVULGUE NO MESMO VEÍCULO! MENTIR FAZ A GENTE FICAR PEQUENO E DE NARIZ GRANDE!

A PREVI vem resistindo bravamente à saga dos gafanhotos, passando incólume pela crise de 2008 e quase, pela de 2012. Só que agora querem dizimá-la até as próximas eleições presidenciais. É META!
A sabedoria popular diz e não costuma errar: “Parece um bando de gafanhotos que arrasa e dizima tudo por onde passa”


Já foram pro “brejo” a PETROBRÁS, PETROS, POSTALIS, VARIG, AERUS e boa parte da população brasileira, refém das bolsas e sem amor-próprio, a título de distribuição de renda.

5. Outro benefício que não é para o aposentado: a quantidade de funcionários da PREVI para gerir os dois Planos de Previdência? Mais de 800, 1.000??? Parece que até 2010 eram aproximadamente 200.

É que a cada eleição que a “turma” entra, é preciso pagar as promessas e nada melhor do que um “empreguinho” na PREVI. Tô falando de emprego, porque trabalho é diferente!


Justo na PREVI, que sempre foi referência em qualidade e seriedade no desempenho das suas funções e responsabilidades e que prepara com carinho e cuidado os seus colaboradores.


E nos Conselhos das empresas? Quantos serão? Dizem que quase 100. Será que são submetidos aos mesmos critérios e análise curricular que os demais que se cadastram ou somente pelo “quem indica”? Pobres empresas!! Tudo pago e repago com nosso dinheiro.


E MAIS:


6. Você se lembra que nas eleições 2012 a tal chapa elegeu o Diretor de Seguridade e prometeu encampar o BET???? E mentiu!!!! E que ia aumentar as pensões? Mentira!!!! E que ia estabelecer o teto para estatutários??? Mentiu e agora quer uma versão nova para o Teto. CUIDADO!!! Nossa conta pode ficar muito alta.  É muita cara de "pau" . As mentiras são tantas e repisadas e repetidas até virar verdade. Esta é a tática do mau-caratismo.


7. E o pior: foram eleitos! Acho que tem colega que gosta de ser enganado. Ou pactua com isso???


Tenho medo de acabarem com minha aposentadoria antes de eu morrer.  Será que os aposentados chamados de “velhinhos trambiqueiros” pelo Sasseron já pensaram nisso? E vão referendar a destruição da nossa PREVI?  Para isso, basta não votar ou votar errado.


E agora não há mais Associação para defendê-los, pois parece que a AAFBB e a ANABB se aliaram a eles e estão no mesmo balaio, por questão de oportunidade de estar no palco e usufruir dos benefícios e das benesses criadas por eles para eles mesmos, com a nossa conivência!


Uma última pergunta que não quer calar: será que a PREVI e a CASSI vão conferir a formação anunciada pelos candidatos nos panfletos de algumas chapas? É que de repente todo mundo passou a ter MBA, Pós Graduação e Especialização e, justamente nas áreas de investimentos, finanças e previdência.


Aposentados: cuidado para não comprar “gato por lebre”. Não caia na lábia de pessoas que o induzem ao voto porque depois que seus benefícios forem pro “espaço” estas pessoas vão sumir de vista e você não vai ter ombro amigo para chorar sua aposentadoria e dos seus dependentes que se perderam nos votos errados que você depositou na urna.
 
Reflita e vote. É o mínimo que podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA