segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cerveró cria barreira contra bloqueio de bem

Depois de ter doado para filhos e neto três apartamentos na zona sul do Rio, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró lançou mão de outro recurso para blindar uma casa em condomínio de alto padrão na região serrana do Estado. 

De acordo com certidão pública à qual a Folha teve acesso, no último dia 16 de setembro Cerveró registrou, em cartório no Rio, uma Instituição de Bem de Família com imóvel localizado no Condomínio São Miguel, na rua Neuza Goulart Brizola, em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ). 

A região é conhecida pela presença de casas de veraneio de classe média alta. Cerveró tornou-se, em março, um dos protagonistas do escândalo da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

Ele e outros dez executivos da empresa foram considerados responsáveis pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por perdas de US$ 792 milhões com o negócio, fechado em 2006.
 
DECISÃO
Uma decisão do tribunal, que está suspensa e em revisão, havia determinado o bloqueio de bens deles. Cerveró também foi apontado pelo ex-colega na diretoria da Petrobras Paulo Roberto Costa, delator na Operação Lava Jato, como um dos beneficiados com recursos levantados em suposto esquema de corrupção na estatal, em depoimento à Justiça no mês de outubro. 

Segundo Gustavo Kloh, professor da FGV Direito Rio, um imóvel transformado em bem de família conta com "grande proteção". 

"Foi uma manobra sagaz. Não é intransponível, mas é mais difícil de ser revertida. O Código Civil só permite que seja desfeita se ficar provado que o bem foi comprado com recursos ilícitos, ou houver condenação criminal em última instância", diz Kloh. 

O advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, disse que, assim como as doações feitas anteriormente, a transformação do imóvel de seu cliente em bem de família representa uma "antecipação de divisão de bens de herança". Ele também rechaça as acusações de Costa contra seu cliente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA