terça-feira, 11 de novembro de 2014

Doleiro diz que tinha conta com deputado do mensalão

O doleiro Alberto Youssef, investigado pela Operação Lava Jato, disse em depoimento à Justiça Federal nesta segunda-feira (10) que mantinha uma conta corrente conjunta com o ex-deputado federal José Janene (PP-PR), um dos coordenadores do esquema do mensalão –esquema montado pelo PT para ter apoio no Congresso. 

O vídeo com o depoimento do doleiro foi disponibilizado pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo". Nele, Youssef declara: "José Janene tinha conta corrente comigo". 

Em 15 de julho, reportagem da Folha descreveu o elo entre Youssef e Janene.

Janene foi réu na ação penal do mensalão, mas morreu em 2010 antes que o processo fosse julgado. Ele recebeu R$ 4,1 milhões do esquema criado pelo publicitário Marcos Valério de Souza.

Em seu depoimento à Justiça Federal, Youssef disse que, orientado por Janene, repassava valores a políticos por meio de um segundo doleiro, Carlos Habih Chater.

No depoimento, o juiz Sergio Moro questiona Youssef sobre a origem do dinheiro: "Comissionamento de empreiteiras", disse Youssef. O juiz pergunta: "Decorrente de contratos com a administração pública, em geral propinas?". Youssef responde: "Sim senhor, excelência." 


FOLHA>UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA