sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PT quer mostrar que fornecedoras da Petrobras também doam à oposição

Tons de cinza Em fogo alto depois da implicação de seu tesoureiro no desvio de US$ 200 milhões da Petrobras, o PT prepara uma contraofensiva para apontar que as doações legais de fornecedoras da estatal beneficiaram os principais partidos do país —inclusive da oposição. A ideia é reforçar o discurso de que a Lava Jato está “criminalizando” repasses legítimos de dinheiro e que não há corrupção nessas transações. Ministros petistas dizem crer que a operação terá impacto significativo sobre o PSDB.

Dedo-duro Dirigentes do PT pretendem criticar a condução da operação, no aniversário da sigla, nesta sexta. Dizem que, pela lógica, tesoureiros de outros partidos também deveriam ser ouvidos.

À flor da pele A condução de João Vaccari Neto à Polícia Federal mexeu com o ânimo de petistas. Ao ouvir um “Tudo bem?” pelo telefone, um dirigente devolveu: “Isso é pergunta que se faça?”.

Recado Integrantes da força-tarefa da Lava Jato acreditam que a luz jogada sobre a Diretoria de Serviços da Petrobras vai ampliar a pressão para que Renato Duque volte a ser preso. A decisão cabe a Teori Zavascki, no Supremo.

Salvação Quando a PF chegou ao apartamento de um alvo da operação no Rio, a mulher dele, uma juíza, fugiu. Os agentes tentaram dizer que ela não estava envolvida na ação, mas ela ignorou a informação e correu.

Chapéu alheio O ex-gerente Pedro Barusco disse em sua delação que havia decidido separar parte do dinheiro desviado para doá-lo a instituições de caridade. Também faria transferências para a mulher e para os filhos.

apode0602painel

Homens ao mar O PMDB do Senado, que não abria mão de indicar o sucessor de Sérgio Machado na Transpetro, agora diz que não há espaço para pleitear o posto: “Não vamos indicar o chefe dos camareiros do Titanic”, diz um senador da sigla.

Tesouro Aécio Neves (PSDB-MG) confidenciou a interlocutores que havia sondado Pedro Malan, ministro da Fazenda de FHC, para presidir a Petrobras caso fosse eleito presidente. O economista indicou que aceitaria.

Bode na sala Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tomou a iniciativa de comunicar oficialmente a Dilma Rousseff, na reunião desta quinta-feira, que havia lido o requerimento de instalação da nova CPI da Petrobras, como manda o regimento da Câmara. A presidente nada respondeu.

Encarando… Em reunião com o Confaz nesta quinta-feira, Joaquim Levy (Fazenda) defendeu a “necessidade de chegarem a um acordo sobre a convalidação dos benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados”.

… o tabu O ministro atua para que o órgão mude a regra da unanimidade de decisão para uma maioria qualificada. Uma vez convalidados os benefícios passados, o governo vai atuar para que o Senado vote a mudança de cobrança do ICMS para o Estado de destino da mercadoria.

Céu azul A Embrapa traçou a secretários estaduais de Agricultura, nesta quinta, projeções de chuva “preocupantes” para São Paulo, e para as regiões Sul e Nordeste. O volume de precipitações esperado deve ser bem abaixo do normal até o fim de abril.

Pendura A previsão reforçou ideia no governo paulista de oferecer auxílio financeiro a agricultores caso haja prejuízo na produção.

Na geral Monitoramento de tuítes publicados em janeiro mostra que Geraldo Alckmin foi citado nominalmente em 12% das mensagens sobre a crise de água. O levantamento é da Netbase.


TIROTEIO
Como um governo que vive crises política, moral e energética conseguirá sobreviver? Vai, no máximo, se arrastar por quatro anos.
DO DEPUTADO RODRIGO GARCIA (DEM-SP), sobre a relação do Planalto com a Câmara, o escândalo da Petrobras e a escassez energética no governo Dilma.


CONTRAPONTO
Sobrando pano
Convidados da sessão de abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal, no início da semana, notaram que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) usava um terno bem maior que o corpo.

Questionado, creditou a gafe de estilo à dieta Ravenna, que dominou o primeiro escalão do governo federal e fisgou até a presidente Dilma Rousseff.
—Perdi mais de dez quilos, com certeza! —contou.
Cardozo, entretanto, reconheceu a existência de um lado negativo da dieta:
—Mas o terno está horrível… vou ter que ajustar tudo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA