quinta-feira, 30 de julho de 2015

Eduardo Cunha age com 'a lógica da gangue', diz defesa de Julio Camargo

Petrolão
 Em documento enviado à Justiça nesta quarta-feira (29), a defesa do empresário Julio Camargo, delator da Operação Lava Jato, acusou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, e outros investigados por suspeita de corrupção de intimidar quem os denuncia, "agindo com a lógica da gangue".

"Está em vigor a 'moral da gangue', que acredita por triunfar pela vingança, intimidação e corrupção", escrevem os advogados em memorial de alegações finais, apresentado numa ação em que Camargo é réu.

O empresário foi quem afirmou, em depoimento à Justiça, que Cunha recebeu US$ 5 milhões em propina por um contrato de navios-sonda da Petrobras. 

O deputado negou veementemente a suspeita e acusou o delator de mentir
por ameaça do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Camargo havia omitido o nome de Eduardo Cunha nos primeiros depoimentos à Justiça e corria o risco de perder o acordo de colaboração caso seu testemunho se mostrasse falso.

Na petição, assinada pelos escritórios dos advogados Antônio Figueiredo Basto e Adriano Bretas, os defensores dizem que Cunha age "astuciosamente" para desacreditar os depoimentos do delator, e usa desde a maledicência até a CPI da Petrobras –que vem convocando os colaboradores da Lava Jato– "para desencorajar" Camargo.

Figueiredo Basto e Bretas sustentam que os investigados na Lava Jato "agem como crianças que desejam uma coisa, mas não suas consequências" e que ameaçam a Justiça "deixando no ar um lembrete: 'Hoje investigado, amanhã faço a lei'".

Os advogados assumiram a defesa de Camargo na semana passada, após a saída de Beatriz Catta Preta, que firmou a delação do empresário.Eles defendem que a colaboração do seu cliente é válida e foi corroborada por outras provas, e que "eventuais contradições" de Camargo ocorreram por "temor" de Eduardo Cunha.

RÉU

As alegações finais são o último posicionamento da defesa antes da sentença. Camargo, que admitiu ter participado do pagamento de propina na Petrobras a fim de obter vantagens em obras e licitações, é acusado nessa ação de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O alvo do processo é o aluguel de dois navios-sonda pela Petrobras, em 2006. A defesa de Camargo pede que seja concedido a ele o perdão judicial, ou que a pena seja estabelecida em, no máximo, um ano em regime aberto.

Procurada, a defesa de Eduardo Cunha informou apenas que não iria se pronunciar porque ainda não tomou conhecimento das manifestações dos advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA