sexta-feira, 24 de julho de 2015

Levy nega que governo tenha jogado a toalha em relação ao superavit

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, descartou a tese de que o governo jogou a toalha com relação ao superavit da meta fiscal, reduzido nesta quarta (22) para 0,15% do PIB. 
 
"Não jogamos a tolha, pelo contrário, vamos continuar a nossa política com vigor, mas realista. Ao ajustar a evolução das receitas, nosso objetivo é reduzir a incerteza na economia", disse o ministro, em entrevista para o programa da jornalista Miriam Leitão, na GloboNews. 


Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy
Levy destacou também que o ajuste na meta, que será analisado pelo Congresso Nacional, não quer dizer que o governo tem interesse de reduzir o esforço fiscal ou ainda uma possível mudança de estratégia.

Para o ministro, a preocupação e o trabalho feito até aqui ajudou no trabalho de lidar com a trajetória da dívida. "Paramos de piorar e começamos a melhorar", afirmou.

Ele lembrou ainda que o governo aumentou seu contingenciamento e não descartou novas medidas que reforcem o quadro fiscal. Ele deixou claro, ainda, que não há prazo final para o ajuste.

"É uma ilusão pensar que mudar a meta significa estar afrouxando ou que acabou o ajuste. A gente tem que reequilibrar a economia. Se a gente não conseguiu fazer no primeiro semestre, a gente vai continuar tomando medidas. Por isso digo que não é um afrouxamento."

CONGRESSO NACIONAL

Lembrando que o poder legislativo tem participação importante no processo fiscal, Levy disse que nem todos os parlamentares "pensam em economia o dia inteiro". "O cara tem a agenda A, um olha ecologia, outro olha necessidades de pessoas especiais, outro gosta de relacionamentos internacionais", afirmou.

Para Levy, essa mudança de situação e de rumos da economia "demora um pouco de tempo para as pessoas entenderem".

Ao ser questionado sobre a possibilidade de se sentir bombardeado pelas críticas que sofre, o ministro afirmou que há um entendimento dentro do governo de que é preciso "remar junto para chegar a um bom termo". Mas lembrou das dificuldades em acertar as medidas com o Congresso.

"Na democracia, é assim que funciona, a gente vive no regime da persuasão. Precisamos explicar, motivar e convencer as pessoas que o que estamos fazendo é difícil, mas que vai ter resultados", disse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA