domingo, 16 de agosto de 2015

Acompanhe os protestos deste domingo



Protestos contra o governo Dilma Rousseff estão previstos para ocorrer em mais de 200 cidades neste domingo (16).

Em São Paulo, o ato está previsto para ocorrer das 14h às 19h, na av. Paulista (região central da capital).

Os principais grupos por trás dos protestos são o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil, também terão seus carros no ato de São Paulo.


  • 10h44   Imagem
    BELÉM (PA) - Manifestantes vaiaram e chamaram de "ladrão" um morador que colocou uma toalha vermelha na janela. Um carro de som incentivou os participantes do protesto a gritarem "vai para Cuba" ao morador. | Foto: Jones Santos/Folhapress
  • 10h43   BRASÍLIA (DF) - O protesto em Brasília teve início oficialmente às 10h32. O porta-voz do Vem Pra Rua, Jailton Carvalho, começou a manifestação pedindo um minuto de silêncio pela corrupção no país.

    No discurso, Carvalho criticou a “Agenda Brasil” e o que chamou de time do PT, que inclui, segundo ele, Renan Calheiros, José Sarney e Michel Temer.
  • 10h41   BELO HORIZONTE (MG) - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) confirmou que estará nas manifestações em Belo Horizonte, às 11h, próximo ao edifício Niemeyer, na praça da Liberdade.
  • 10h41   Imagem
    BELÉM (PA)Manifestantes seguem pelas ruas da capital do Pará. Segundo a organização, o ato reúne 3.000 pessoas. A Polícia Militar estima que haja 1.200 pessoas no local.
  • 10h38   BRASÍLIA (DF) - O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) informou pela assessoria que irá participar do protesto, perto da rampa do Congresso Nacional. É a primeira vez que um senador anuncia presença nos protestos em Brasília. No ato de 15 de março, havia alguns deputados federais da oposição circulando entre os manifestantes.

    Aloysio participou do protesto de 15 de março em São Paulo junto com outros nomes do PSDB, como os secretários de Alckmin, Floriano Pesaro e Edson Aparecido. Mas nenhum discursou em carros de som. À época, reclamaram disso, inclusive. Pesaro afirmou que “não politizar” era um “erro”.
  • 10h36   RECIFE (PE) - Políticos do PSDB acabaram de chegar ao ato no Recife. O deputado federal Daniel Coelho defendeu a legitimidade da participação de políticos na manifestação.

    "Esse é um ato de cidadania. Todos podem participar e o PSDB vem ajudando nos pronunciamentos de rádio e TV", disse.
  • 10h29   Imagem
    BRASÍLIA (DF) - Em Brasília, apesar de alguns movimentos apoiarem o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, há manifestantes que são contrários ao peemedebista. "Eu peço a saída tanto do Renan Calheiros como do Eduardo Cunha. Eles são farinhas do mesmo saco", disse o aposentado João Brasil, 63, que carrega faixa contra os presidentes do Congresso Nacional | Foto: Alan Marques/Folhapress
  • 10h27   Imagem
    BRASÍLIA (DF) - Manifestantes exibem cartaz em apoio ao juiz federal Sergio Moro | Foto: Gustavo Uribe/Folhapress
  • 10h26   BRASÍLIA (DF) - A CBN-DF informou há pouco que a PM estima, neste momento, 2 mil manifestantes no Eixo Monumental. A manifestação foi convocada para começar às 9h30.

    Entre os presentes, um casal que carrega a faixa "Volta, Sarney" explicou que a frase trata-se de um deboche, não apoio ao peemedebista. "Do jeito que está, pior só com o Sarney", disse Geraldo Silva, 61.
  • 10h24   SALVADOR (BA) - Estimativa da Polícia Militar aponta para a presença de 4.000 manifestantes na orla da capital baiana. Um minitrio elétrico comanda o protesto.
    • Imagem
      BRASÍLIA (DF) - No carro de som do movimento Brasileiros Conscientes, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é apresentado como um dos "brasileiros conscientes" do país | Foto: Gustavo Uribe/Folhapress
    • 10h19 Imagem
      RECIFE (PE) - Cartazes preparados por manifestantes pedem as prisões da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Recife (PE). A concentração ocorre na avenida Boa Viagem, de onde os participantes seguem até o Segundo Jardim, a partir das 11h. Políticos são aguardados, mas ainda não chegaram| Foto: Marcela Balbino/Folhapress
    • 10h16 RIO DE JANEIRO (RJ) - A marcha ainda não começou oficialmente no Rio. O primeiro grito de protesto puxado pelo carro de som não foi, contudo, contra o governo federal. Foi contra a rede Globo, que cobre o protestos.

      O carro dos Revoltados Online puxou o grito de "fora Globo". "Fora a Globo, que traz a sexualidade para as nossas crianças no horário nobre. Fora a mídia comprada. A Globo é paga pelo PT para não divulgar a nossa manifestação".

      Os profissionais da emissora não chegaram a ser agredidos. Apenas se afastaram um pouco, mas voltaram à cobertura normalmente.

      Em seguida, o Batman fez um discurso contra o PT, Dilma, Lula e o PMDB na figura do vice-presidente Michel Temer."Aqui não é direita nem esquerda. É para frente. Viva Sérgio Moro", gritou Eron Morais Melo, o protético que se fantasia de Batman nas manifestações.
    • 10h14 SALVADOR (BA) - O calçadão junto ao Farol da Barra começa a ser tomado por manifestantes utilizando vestimentas nas cores verde e amarelo. A marcha ainda não começou.
    • 10h11 Imagem
      BRASÍLIA (DF) - Manifestante em Brasília com cartaz que pede a saída da presidente Dilma Rousseff | Foto: Alan Marques/Folhapress
    • 10h09 BRASÍLIA (DF) - Um dos líderes do protesto em Brasília é filiado ao DEM do DF. Adolfo Sachsida, 42, do MBL, porém, nega que o partido tenha ajudado na organização. “Eles nos abandonaram de novo, estamos sozinhos”, disse Sachsida, que é funcionário público federal (diz que não revela o órgão em que trabalha por temer represálias) e afirmou ter doutorado em economia pela UnB. Sachsida estima também que 25 mil pessoas vão aparecer. Cinco carros de som foram mobilizados.
    • 10h04 BRASÍLIA (DF) Com três carros de som, manifestantes se concentram em frente à Biblioteca da República, ao lado da Esplanada dos Ministérios.

      A PM do Distrito Federal disse que trabalha com a hipótese de um total de 25 mil manifestantes neste domingo, mesmo número do ato de 15 de março. Serão recolhidos máscaras, objetos de vidros e materiais cortantes.

      Ao microfone, lideranças pedem que manifestantes não joguem lixo na rua.

      Em um dos carros, do movimento Brasileiros Conscientes, um painel exibe fotos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além de Jair Bolsonaro (PP-RJ), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Marco Feliciano (PSC-SP).

      Segundo o fundador do grupo, Bruno Guimarães, a manifestação é contra o PT e a presidente Dilma Rousseff, mas inimigos da petista são amigos do movimento. "Bateu na Dilma, nós estamos juntos", disse.

      Há também manifestações de apoio ao juiz Sergio Moro, que julga os processos relativos à Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.
    • 09h57 RIO DE JANEIRO (RJ) - Manifestantes de oposição ao governo federal já se concentram na orla do posto 5 da praia de Copacabana. Pouco mais de 30 pessoas aguardam a chegada dos participantes da marcha que deve caminhar até o posto 3 da orla, em um percurso de cerca de pouco mais de dois quilômetros. Os cinco carros de som contratados pela marcha já estão a postos.

      Estão representados na orla, respectivamente por ordem de carro de som, os grupos UCC (União Contra a Corrupção) e Extermínio do Foro de São Paulo, Revoltados Online, MBL (Movimento Brasil Livre) e Vem Pra Rua. Atrás do carro dos Revoltados Online, onde já posa para fotos o personagem "Batman da Manifestações", está posicionado um jipe camuflado. Quem o dirige é um homem de calça camuflada, bota marrom, tradicional dos paraquedistas e uma boina vermelha. Os manifestantes que lhe acompanham pedem golpe militar no país.

      Ambulantes aproveitam a movimentação para vender bandeiras do Brasil e apitos. O dia é de tempo limpo, sol e calor no inverno carioca.
    • 09h49 RIBEIRÃO PRETO (SP) -Um grupo de manifestantes já se reúne na praça 15, no centro de Ribeirão Preto, para protesto contra a presidente Dilma Rousseff.

      Uma bandeira com 50 m e dois trios elétricos fazem parte da estrutura preparada pelos manifestantes, que conta também com fogos de artifício. No protesto de março, a cidade reuniu 40 mil pessoas.
    • 09h47 A maioria dos manifestantes deve comparecer de verde e amarelo como nos protestos de março e abril. A data foi escolhida para lembrar os atos contra Collor, realizados há exatos 23 anos. As cores foram adotadas como oposição ao vermelho, símbolo do PT. 
      Protestos contra o governo Dilma Rousseff estão previstos para ocorrer em mais de 200 cidades neste domingo (16).

      Em São Paulo, o ato está previsto para ocorrer das 14h às 19h, na av. Paulista (região central da capital).

      Os principais grupos por trás dos protestos são o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil, também terão seus carros no ato de São Paulo.
      Atualização Automática: Ligada| Desligada
    • 09h44 Os principais grupos por trás dos protestos são o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil, também terão seus carros no ato.
    • 09h41 São Paulo é o Estado com o maior número de municípios participantes, 71. Na capital, os manifestantes ficarão na avenida Paulista e deverão levar cerca de dez carros de som.
    • 09h38 Ao menos 234 cidades no Brasil e no exterior devem organizar protestos contra a presidente Dilma Rousseff neste domingo. O número representa uma redução em relação às últimas manifestações. Em 12 de abril, 407 cidades eram contabilizadas na véspera. Na ocasião, a Folha confirmou protestos em 111 cidades.
    • 09h27 BELÉM (PA) - A concentração da manifestação contra a presidente Dilma Rousseff e a corrupção em Belém (PA) reúne cerca de 200 pessoas na manhã deste domingo (16). A concentração começou às 8h, na Escadinha da Estação das Docas. O grupo prevê iniciar o ato após as 10h, pela avenida Presidente Vargas, uma das principais da capital paraense. Segundo a organização a perspectiva é de que o protesto reúna de 50 mil a 100 mil pessoas.
    • 09h25 Imagem
      SÃO PAULO (SP) - Na madrugada que antecedeu o protesto pelo impeachement da presidente Dilma Roussef, ao menos três pessoas colavam cartazes na avenida Paulista contra o ato que ocorre neste domingo (16) | Foto: Avener Prado/Folhapress
    • 09h21 Bom dia, leitores da Folha. Acompanhe, durante este domingo (16), os protestos que acontecem em mais de 200 cidades do país.

      FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E ECONOMIA